top of page
  • Foto do escritorWesley Martins

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS E A SUA IMPORTÂNCIA

Atualizado: 21 de jan. de 2019



É sabido que o Brasil é conhecido pelo seu famoso “jeitinho”, usado nas diversas situações da vida, inclusive na construção civil. Tanto em construções já prontas ou naquelas em andamento podemos ver a chamada “gambiarra” (outro nome para o ‘jeitinho’). E isso sempre é sinônimo de problema. Essa “solução” pode amenizar o problema de imediato, mas a médio e longo prazo o torna ainda mais grave.

Mas o que a compatibilização tem haver com isso? TUDO. Compatibilizar Projetos é evitar conflitos que, se não forem resolvidos em projeto, irão para a obra onde nem sempre é possível resolvê-los de forma adequada, aí vem a famosa ‘gambiarra’! Além de gerar mais gastos que não estavam previstos, perdendo-se tempo e recursos. Diversos estudos apontam para uma economia de 5% a 20% na obra que tem seus projetos compatibilizados.

O projeto arquitetônico deve ser analisado com os projetos de engenharia (estrutural, hidráulico, elétrico, etc) para ser verificado, por exemplo, se não há vigas que interferem na posição e dimensões de janelas; ou sofrem interferência das tubulações de esgoto, quadro de energia, conduítes e outros.

É obvio para todos os profissionais e empreendedores da construção civil que em projeto é muito mais simples, rápido e menos oneroso resolver estes conflitos do que na obra. O grande mistério é porque um serviço tão essencial, que gera eficiência e sustentabilidade, ainda seja menosprezado no setor.


Ainda vamos falar de forma mais profunda sobre esse e outros temas aqui no blog. Até a próxima.


Wesley Martins

arquiteto


60 visualizações0 comentário
bottom of page