top of page
  • Foto do escritorWesley Martins

Depois de chuvas e trovoadas, queimaram meus equipamentos elétricos! Por quê? Como evitar?



Queixas como esta são comuns, com certeza você pode ter sido vítima desta sequência de acontecimentos, ou mesmo já ouviu um conhecido reclamar de um fato análogo. Desvendar a causa de tantas perdas de equipamentos elétricos não é tão complicado, temos duas possibilidades:


1. A primeira delas está ligada ao mau tempo, onde chuvas e trovoadas, fazem com que descargas atmosféricas (Raios) atinjam os fios da rede elétrica do sistema público de distribuição de energia, esta descarga por sua vez, entra na sua instalação elétrica e ocasiona estrago de tal magnitude.


2. Já a segunda está ligada a sobretensões temporárias na rede elétrica de distribuição de energia. Estas sobretensões estão ligadas a intervenções de manutenção que os técnicos da companhia distribuidora de executam na rede: desligamento/religamentos programados, manobras em dispositivos de seccionamento e proteção, são rotinas que podem gerar sobretensões transitórias, que uma vez atingindo a sua instalação vulnerável, podem levar a perda de equipamentos.


A causa nós já sabemos, mas como prevenir? A norma técnica, regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pertinente a instalações elétricas de baixa tensão, NBR 5410/2004, em seu item 5.4.2, traz as prescrições da necessidade de instalações de dispositivos de proteção contra sobretensões transitórias de curta duração em linhas de energia. Segundo esta norma, este tipo de proteção deve ser provido, prioritariamente, por Dispositivo de Proteção contra Surto (DPS), que portanto, tem a função de barrar sobretensões antes que elas possam acometer qualquer equipamento ligado a sua instalação elétrica.


A NBR 5410, ainda prevê requisitos técnicos para seleção e instalação do DPS, para que a presença do dispositivo seja de fato eficiente. Portanto, é de fundamental importância consultar profissionais proficientes, como o engenheiro eletricista para selecionar o dispositivos e eletrotécnicos para executar a instalação do mesmo. Contrate sempre, profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), e lembre-se que o eletrotécnico é habilitado para execução de intervenções nas instalações elétricas, para selecionar dispositivos e elementos da instalação elétrica é fundamental consultar um engenheiro eletricista.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page