top of page
  • Foto do escritorAdriano Costa

O PPCI COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO



O Brasil figura como o 3° país com mais mortes causadas por incêndio no mundo. Estes dados, obtidos do cruzamento de informações do Geneve Institute e do Sistema Único de Saúde(SUS), apenas confirma aquilo que vemos diariamente nos noticiários. É triste vermos que num país com um histórico tão sombrio, tendo em sua história tragédias como as do Edifício Joelma (São Paulo, 1974 - 180 mortes), Boate Kiss ( Santa Maria, 2013 - 242 mortos e mais de 600 feridos), Museu Nacional e tantos outros, a população e o governo não possuam uma cultura de Prevenção e Combate à Incêndios.



É nítido que nos últimos anos houve uma melhora considerável na legislação, tanto a nível federal como estadual, porém ainda se percebe no dia-a-dia a falta de conscientização da população quanto a importância destas medidas e também uma fiscalização mais efetiva do poder público a fim de se erradicar em nosso país os descasos e irresponsabilidades que são diariamente cometidos.


Uma das ferramentas que se tem para evitar maiores danos, é o Plano de Prevenção Contra Incêndios. O PPCI é uma série de medidas que devem ser implantadas em edificações a fim de se proteger os ocupantes, e é requisito legal para obtenção de alvará de funcionamento. Ele leva em consideração medidas para se evitar o início de um sinistro, conter um sinistro já iniciado e num terceiro momento de combater o sinistro.


Neste post falaremos um pouco sobre as medidas de Prevenção contra incêndios que devem constar no PPCI, sendo as mais importantes:  Gerenciamento de risco de incêndios, Inspeção das Instalações Elétricas, Cursos e palestras de conscientização.


1. Gerenciamento de risco de incêndios.


O GRI consiste em analisar de forma sistêmica uma edificação, bem como os processos realizados nela, a fim de se identificar os potenciais riscos de incêndio e adotar medidas para se eliminar este risco. O GRI deve ser realizado por empresas especializadas em segurança contra incêndios e que possuam o conhecimento necessários, pois uma análise feita de forma superficial e leviana pode acarretar em grandes danos físicos e materiais que poderiam ser evitados.


2. Inspeção das Instalações Elétricas


Problemas nas instalações elétricas são responsáveis por grande parte dos incêndios estruturais (incêndios ocorridos em edificações) no país. As causas vão desde dimensionamentos incorretos dos circuitos, sobrecargas de equipamentos eletrônicos, falta de aterramentos e até as famosas "gambiarras". Tais problemas poderiam ser facilmente mitigados com a realização de vistorias preventivas, realizadas pelo menos anualmente, por profissional habilitado em Engenharia Elétrica e com base na NBR 5410. Tal medida, quando ignorada ou feita de forma incorreta, aumenta substancialmente o risco de sinistro e consequentemente perda de vidas e patrimônio.


3. Cursos e Palestras de Conscientização


Em edificações de uso coletivo, seja ela industrial, comercial. educacional ou outra qualquer, é de extrema importância a conscientização dos ocupantes quanto aos riscos existentes na edificação, bem como das boas práticas para se evitar o início de um sinistro. Dicas simples como a de fechar a válvula de Gás quando não estiver em uso, não ligar vários aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada, não fumar em áreas inadequadas, não armazenar materiais combustíveis em locais inapropriados, etc, podem ser determinantes para se evitar um sinistro.


Como disse antes, as legislações veem sendo melhoradas, medidas estão sendo tomadas, porém ainda falta algo muito importante, que é a conscientização da população da importância, bem como do funcionamento de um Plano de Emergência Contra Incêndios. Acredito que se hoje soasse um alarme de incêndios em um shopping center ou em uma universidade, poucos seriam os que reagiriam de forma adequada, por não haver em nosso pais a cultura de se executar simulações, treinamentos e conscientizações.


Que este texto sirva de base para que você, caro leitor, possa ajudar a mudar esta realidade tão triste em nosso país e que deixemos de sofrer perdas de vida, história e patrimônios.


E não perca as demais postagens do nosso blog sobre o tema, onde falaremos sobre as medidas de controle e de combate à incêndios. Inscreva-se em nossa lista para ser avisado sempre que um novo texto for postado.


Um grande abraço e até a próxima.



73 visualizações0 comentário
bottom of page